CONCENTRAÇÃO MOLAL
Por definição, pode-se dizer que a concentração molal expressa o número de mols do soluto existente por quilogramas de solvente, sendo a resposta denominada de molal. Apresenta por simbologia a letra W maiúscula, conforme a equação abaixo:
Na equação, W significa a concentração molal, m1 é a massa de soluto, m2 é a massa de solvente e M1 é a massa molar do soluto. Dessa forma, o cancelamento de unidades resulta apenas na denominação de molal, onde o valor expressa a massa de soluto (em gramas) por quilo (1000g) de solvente.
A medida da molalidade pode ser vantajosa de utilizar quando a temperatura do sistema que se estuda varia, pois o volume das soluções mudam de acordo com a temperatura, mas a molalidade não utiliza o volume em sua fórmula. No estudo de propriedades coligativas, a molalidade também é utilizada.
Com base nisso, vamos resolver uma exercício:
Consideremos uma solução na qual 10 g de hidróxido de sódio (NaOH) foi solubilizada em 500g de água, constituindo uma solução aquosa. Sabendo-se que a massa molar do soluto é 40g, qual será a molalidade para esta solução?
Com base no problema exposto, tem-se:
W = ?
m1 = 10g
m2 = 500g
M1 = 40g
Ao se aplicar os valores na equação acima, tem-se:
W = 1000 . 10 / 500 . 40
W = 10000 / 20000
W = 0,5 molal
O que significa que existem 0,5 mols de soluto a cada 1000 g de solvente.
Confira uma vídeo-aula sobre o assunto
Quer se dar bem no Enem? Adquira as apostila da editora opção, muito utilizada por alunos que conseguiram entrar nos cursos dos sonhos!
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes ) |
0 comentários: