CONCENTRAÇÃO MOLAL OU MOLALIDADE - ESPAÇO QUÍMICA

domingo, 12 de junho de 2016

CONCENTRAÇÃO MOLAL OU MOLALIDADE


CONCENTRAÇÃO MOLAL



Por definição, pode-se dizer que a concentração molal expressa o número de mols do soluto existente por quilogramas de solvente, sendo a resposta denominada de molal. Apresenta por simbologia a letra W maiúscula, conforme a equação abaixo:




Na equação, W significa a concentração molal, m1 é a massa de soluto, m2 é a massa de solvente e M1 é a massa molar do soluto. Dessa forma, o cancelamento de unidades resulta apenas na denominação de molal, onde o valor expressa a massa de soluto (em gramas) por quilo (1000g) de solvente.

A medida da molalidade pode ser vantajosa de utilizar quando a temperatura do sistema que se estuda varia, pois o volume das soluções mudam de acordo com a temperatura, mas a molalidade não utiliza o volume em sua fórmula. No estudo de propriedades coligativas, a molalidade também é utilizada.

Com base nisso, vamos resolver uma exercício:
Consideremos uma solução na qual 10 g de hidróxido de sódio (NaOH) foi solubilizada em 500g de água, constituindo uma solução aquosa. Sabendo-se que a massa molar do soluto é 40g, qual será a molalidade para esta solução?

Com base no problema exposto, tem-se:

W = ?
m1 = 10g
m2 = 500g
M1 = 40g

Ao se aplicar os valores na equação acima, tem-se:

W = 1000 . 10 / 500 . 40
W = 10000 / 20000
W = 0,5 molal
O que significa que existem 0,5 mols de soluto a cada 1000 g de solvente.

Confira uma vídeo-aula sobre o assunto



 

Quer se dar bem no Enem? Adquira as apostila da editora opção, muito utilizada por alunos que conseguiram entrar nos cursos dos sonhos!
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)-EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )
Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM)
EXAME NACIONAL DE ENSINO MÉDIO - ENEM ( 4 Volumes )

banner

Postagens Relacionadas:

0 comentários: